Blog

A comida japonesa é tipicamente agridoce. Vários pratos e molhos são temperados com molho shoyu. O shoyu é o molho mais tradicional e conhecido por nós brasileiros, mas existem muitos outros temperos utilizados, conheça alguns dos principais:

Tarê

O tarê é um molho oriental à base de shoyu que leva saquê, açúcar mascavo gengibre e caldo de peixe. Ele combina com hots, salmão skin e outros pratos fritos. Apesar do gengibre, o molho tarê tem o paladar leve e apetitoso.

Teriyaki

O molho teriyaki é doce, tem textura consistente e em muitos restaurantes leva até mel. A receita original conta com saquê, vinagre e açúcar. Ele vai bem com carnes prontas como peixes e até frango. Combinado com wasabi, ele também aguça o sabor dos alimentos crus, como peixes e rolls.

Missô

Utiliza-se da pasta de missô como base dos molhos para conserva. A preparação agridoce é elaborada com missô, que é uma pasta de soja fermentada, responsável pelo sabor do molho. A textura é cremosa e nota-se a presença do gergelim e do azeite de oliva.

Agridoce

O molho agridoce geralmente acompanha os rolinhos fritos, mas pode ficar muito saboroso também nos sushis. Essa maneira de uso do molho é muito popular entre os chineses, que fazem ligações entre molhos e carnes particulares, como por exemplo o uso de molho de soja apimentado com camarões e de vinagre com alho para carne de ganso.

Saquê

Saquê, ou em japonês sake, é um vinho de arroz que pode ser consumido como bebida alcoólica ou então utilizado na culinária japonesa. O saquê culinário pode ser usado para temperar grelhados, cozidos, e também em pratos agridoces e sukiyaki. Tem ampla utilização na preparação de molhos e pratos.

Mirin

Mirin é um ingrediente muito presente em diversos pratos japoneses. É um tipo de vinho de arroz, semelhante ao saquê, porém com um teor alcoólico mais baixo. Basicamente, existem três tipos de mirin: o primeiro é o hon mirin, que contém álcool; o shio mirin, que contém álcool e 1,5% de sal e o shin mirin, que contém menos de 1% de álcool, embora conserve o mesmo sabor. O mirin é muito utilizado para adoçar pratos, reduzir o cheiro de certas receitas que vão peixe ou para dar um aspecto brilhante em pratos com legumes.

Vinagre de arroz

O vinagre de arroz é muito utilizado na culinária japonesa e asiática em geral. O vinagre de arroz comum é chamado de komezu, no entanto existem outros tipos como o awasezu, que é um vinagre de arroz temperado com sal e açúcar e o kurozu, um tipo vinagre de coloração mais escura, muito conhecido por causa de seus inúmeros benefícios para a saúde. O vinagre de arroz é muito utilizado em diversos pratos, especialmente saladas e conservas como harusame, sunomono, tsukemono, nimono, bem como em marinadas para abrandar os odores mais fortes de certos peixes e frutos do mar.

Ponzu

Ponzu é um molho à base de limão ou de outros citrinos. É de sabor muito ácido, com uma consistência fina e aquosa e uma coloração amarelo-clara. Existem variações como o ponzu shōyu, que é o ponzu com adição de shoyu. Este molho é usado em diversos pratos como chijimi (panquecas coreanas), carnes, hambúrgueres, etc.

Wasabi

É um tempero em pasta com sabor extremamente forte, muito utilizado na culinária japonesa. Este tempero é feito a partir de uma planta chamada Wasabia japonica. A utilização da raiz-forte japonesa é mais forte no sushi, em particular no nigirizushi, mas também se estende a outros pratos como as massas e arroz ochazuke. Atualmente, a raiz-forte japonesa é usada para acompanhar sushi e sashimi.