Blog, Experiências

Um dos pratos mais típicos da culinária oriental, o sushi é o favorito de muitos latino-americanos.

Sucesso em várias partes do mundo, o sushi ganhou o gosto dos brasileiros ficando apenas atrás do churrasco. Que tal conhecer algumas curiosidades sobre esse prato oriental que tanto ganha o gosto das pessoas mundo afora?

Arroz nem sempre foi protagonista

O arroz e o peixe cru são dois dos principais ingredientes do prato. Porém, nem sempre foi assim. No século VIII, o cereal era apenas utilizado para conservar por mais tempo o peixe, que após ser salgado recebia uma camada de arroz.

Usando as mãos

Você sabia que os sushis devem ser comidos com os dedos? Somente o sashimi deve ser consumido com o auxílio dos hashis. Outra curiosidade na hora de comer um sushi é que ele deve ser consumido em apenas uma mordida.

Técnicas especiais

Todo peixe usado para fazer sushis precisa ser tratado com sal e vinagre. Além de amenizar o cheiro forte que o peixe cru tem, os ingredientes servem para ajudar na coloração e na umidade do peixe.

Adaptações

Aqueles sushis feitos com arroz na parte externa e alga interna não têm nada a ver com a culinária japonesa. A versão surgiu nos Estados Unidos, por isso o nome Califórnia Roll.

Inclusive, foram eles os responsáveis pela colocação do abacate no lugar do atum. Diz a lenda que a fruta tem uma textura parecida com a do peixe.

Ponto do arroz

O arroz utilizado na preparação do sushi precisa ser temperado com um vinagre especial. O ponto certo não é aquele soltinho, igual estamos acostumados, e sim mais pegajoso mesmo e não pode desmoronar quando você levar à boca. Se isso acontecer, o ponto está incorreto.

Bacana essas curiosidades né? Certamente você não sabia algumas coisinhas sobre um dos pratos mais famosos da culinária oriental.